quinta-feira, 11 de abril de 2013

Programação e Linguagens de Programação

Todo o software caracteriza-se essencialmente por ser um conjunto de instruções capazes de serem compreendidas e executadas pelo computador (ou por outra máquina qualquer). Sendo assim, todas essas instruções têm de, primeiramente, serem especificadas, utilizando para esse efeito uma linguagem de programação. Esta ação é denominada de programação. 

Programação define-se, assim, como o ato de especificar um conjunto de instruções para um computador e posteriormente reconheçer e executar.

O acto de programar pode ser efectuado com o auxílio de uma de várias linguagens de programação. Uma linguagem de programação é caracterizada como sendo um sistema de escrita que enuncia as operações e instruções a realizar por um computador.

Uma linguagem de programação é constituída por uma longa série de sintaxes e códigos que o CPU (Central Processing Unit - Unidade Central de Programação) é capaz de posteriormente reconheçer e executar.

Diferença entre Linguagens de Baixo Nível e de Alto Nível

Uma linguagem de programação de baixo nível contém sintaxes e códigos que são mais difíceis de compreender pelo utilizador. Ou seja, este tipo de linguagens de programação aproximam-se mais do hardware do computador. Geralmente, estas linguagens são utilizadas para conceber software muito básico, específico e direto.

Por sua vez, uma linguagem de programação de alto nível possui sintaxes e códigos que se aproximam mais da nossa linguagem do dia-a-dia, sendo assim mais fáceis de compreender pelo utilizador, permitindo este, programar de forma mais fluída. Estas linguagens são geralmente utilizadas para conceber softwares mais complexos, que permitem uma maior liberdade por parte do utilizador.

Tipos de Linguagens de Programação

Uma linguagem-máquina é uma linguagem específica para o hardware do computador, que é muito difícil de compreender por parte do utilizador e, consequentemente, são raramente usadas para programação. Um exemplo de uma linguagem-máquina é a linguagem binária (a linguagem básica do computador composta apenas por zeros e uns).


Linguagem Assembly em Linux
Uma linguagem de baixo nível (também denominada de linguagem Assembly) é, por sua vez, uma linguagem já mais acessível ao utilizador, e, assim, pode ser usada para conceber algum software (embora este não permita muita liberdade por parte do utilizador e seja concebida apenas para um propósito específico). Um exemplo de uma linguagem de baixo nível é a linguagem utilizada pelos processadores Intel, ou a linguagem utilizada pelos processadores da Texas Instruments para executar operações básicas do microprocessador.


Ambiente de Programação C++

As linguagens de alto nível são as linguagens de programação mais geralmente utilizadas pelo programador comum de software, pois são linguagens que se aproximam mais da nossa linguagem do dia-a-dia e, assim, permite uma programação mais fluente de software mais complexo e com mais funções. Exemplos deste tipo de linguagens são, por exemplo, a linguagem C++ ou a linguagem Pascal.




Diferença entre Algoritmo e Programa

Um algoritmo é um conjunto de instruções descritas de forma lógica, utilizando linguagem comum, menos informática. Por outras palavras, um algoritmo pode ser descrito como sendo um planeamento prévio de um programa de software.

Um algoritmo pode ser expresso com o auxílio de vários métodos gráficos ou textuais, como por exemplo o pseudocódigo (representação textual - código expresso por meio de expressões do dia-a-dia) ou o fluxograma (representação gráfica - conjunto de grafismos que exprimem a sequência de operações de um programa).

Por sua vez, um programa caracteriza-se por basicamente ser o algoritmo previamente elaborado, expresso através de uma linguagem de programação específica (por exemplo, Visual Basic, ou Python).





0 comentários:

Enviar um comentário