terça-feira, 16 de outubro de 2012

Multimédia


Multimédia, no âmbito da Informática, define-se pela combinação, controlada por computador, de uma media estática (imagens, textos) com uma media dinâmica (vídeos, audio, animações), com o intuito de divulgar uma determinada mensagem.

Tipos de media: Quanto à sua natureza espácio-temporal:

Estáticos, discretos ou espaciais: agrupam elementos de informação independentes da passagem do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço. Alguns destes tipos de media são:

  • Imagens/Gráficos: quando usados num ambiente informático, podem ser do tipo bitmap ou do tipo vetorial, podendo também ser capturados exteriormente ou gerados por aplicações de software.
  • Texto: é a forma mais utilizada para divulgar informação. Pode ser criado usando editores e processadores de texto, com ou sem formatação.

Dinâmicos: contrariamente aos estáticos, os tipos de media dinâmicos agrupam elementos de informação que se alteram com o tempo, por exemplo: 

  • Áudio: consiste na reprodução eletrónica de som em formatos analógicos (cassetes, discos de vinil) ou em formatos digitais compatíveis com o processamento realizado num computador.
  • Vídeo: corresponde a um movimento sequencial de frames (imagens que compõem o vídeo), podendo ser representado em formato analógico ou digital.
  • Animação: define-se pelo movimento sequencial de um determinado conjunto de gráficos no formato digital. Este tipo de media é maioritariamente produzido em software informático. 


Tipos de media: Quanto à sua origem: 

  • Capturados: os tipos de media capturados consistem nos que resultam de uma recolha feita exteriormente através do uso de determinados dispositivos de hardware (scanners, máquinas fotográficas digitais) ou de software. 
  • Sintetizados: consistem nos que são criados no próprio computador usando hardware e software próprios para o efeito.

Existem 2 modos de divulgação de conteúdos de multimédia: Online e offline.

 
Online é um termo usado essencialmente no ambiente informático. ” Estar online” demostra uma disponibilização por parte do utilizador, significando "estar disponível ao vivo".

No contexto de um web site, online significa estar disponível para acesso imediato a uma página de Internet, em tempo real. Na comunicação instantânea, significa estar pronto para a transmissão imediata de dados, seja por meio oral ou escrito. No contexto de um outro sistema de informação, significa estar em plena operação, de acordo com as funções desempenhadas nessa rede ou sistema.


O termo Offline, pelo seu lado, é um termo cujo significado é “fora de linha”, isto é, o utilizador não se mostra disponível. É habitualmente usado para designar um determinado utilizador da internet ou de uma outra rede de computadores que não está conectado à rede.

Nas redes sociais, sites de conversa instantânea (chat rooms) ou programas de comunicação eletrónica é muito comum ver o estado de um determinado utilizador como “offline”. Isto é uma indicação de  que o utilizador não está disponível para conversas ou interações.

Certos dispositivos de hardware, como modems, impressoras ou scanners, também podem estar offline, uma indicação de que não se encontra estabelecida conexão entre o dispositivo e o sistema.

Em multimédia, offline significa que a divulgação dos conteúdos é efectuada através de suportes de armazenamento, ou seja, os conteúdos não estão disponibilizados aos utilizadores a tempo inteiro.

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